domingo, 17 de fevereiro de 2013

Quebra cabeças

Que tal ampliar as imagens do mapa da Ilha e da Praia e transformar em uma atividade lúdica, prazerosa, pedagógica em que a atenção e a concentração estarão presentes em seus alunos? Experimente! 

                                        

Depois do quebra cabeça montado pelos alunos, uma descrição da imagem será muito bem vinda. 

Mãos à obra para a produção textual.

ACRÓSTICO




A partir do título do livro pode-se criar um acróstico em que figurem características físicas ou psicológicas dos personagens do romance. 


A

M
O
R
E
N
I
N
H
A


Utilizando o nome da ilha onde o romance acontece, pode-se explorar aspectos interessantes do local. Como pode-se chegar até lá? que tipo de meios de transportes são utilizados? como os moradores fazem para sair da Ilha para trabalhar? quais tipos de comércio encontramos? quais os serviços que a Ilha possui? tem escolas, cinema, teatro, posto de saúde, delegacia, shopping? como os moradores se divertem? quanto tempo de barca gasta-se para chegar até lá? de que local sai a barca? quantas pessoas podem utilizar a barca? e o turismo? 


I
L
H
A

D
E

P
A
Q
U
E
T
Á

A MORENINHA

O Projeto da FRM Aceleração 2A, com terminalidade do Ensino Fundamental este ano, terá como primeira leitura literária o romance de Joaquim Manoel de Macedo, "A MORENINHA", cujo cenário é a Ilha de Paquetá. Apresento biografia do autor, assim curiosidades sobre a Ilha e a famosa praia. O mapa da Ilha pode ser explorado em todos os seus aspectos. Um passeio de bicicleta pela Ilha pode fazer parte das atividades dos alunos. 

ILHA DE PAQUETÁ E PRAIA DA MORENINHA



                                                               


ILHA DE PAQUETÁ




Cenário do romance A Moreninha.