- Material:
A atividade tem início com a leitura de um texto em verso ou uma música. Chamar a atenção dos alunos para a forma da poesia e para a sua linguagem, estabelecendo comparações com o da prosa. Marcar as rimas dos versos, observando o ritmo e a cadência melódica.
Distribuir jornais e revistas e pedir que os alunos escolham uma notícia, leiam e selecionem as palavras que detenham a ideia central.
- Criação da poesia:
OBS.: A leitura da música ou notícia poderá ser feito silenciosamente pelos alunos. Após, todos lerão em voz alta e por fim, o professor fará a leitura, alertando os alunos para a entonação e pontuação. No caso da poesia, contar os versos e as estrofes. Fazer a marcação das rimas com palmas, estalos de dedos ou outro som desejado. Pintar de cores semelhantes os versos que rimam. Com as palavras selecionadas, registrar outras palavras com o mesmo som. Agora é só organizar os versos.
No caso da notícia, é importante que as palavras selecionadas representem realmente a ideia principal do texto e que esse texto seja compreendido pelos alunos.
Pode-se utilizar um único texto ou poesia e a elaboração ser coletiva. Dessa forma, o aluno sentirá segurança para a produção própria e sozinho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine, colabore para melhorar o blog.